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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39384

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Título: Inserção da educação ambiental em escolas públicas da cidade de Caruaru-PE: uma abordagem no ensino de química.
Autor(es): BATISTA, Maria Aparecida
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino; Educação ambiental; Escolas públicas - Caruaru (PE); Professores - Formação
Data do documento: 5-Jul-2016
Citação: BATISTA, Maria Aparecida. Inserção da educação ambiental em escolas públicas da cidade de Caruaru-PE: uma abordagem no ensino de química. Caruaru: O Autor, 2016.
Abstract: Diante da necessidade de lutar contra a atual situação que envolve o contexto social e ambiental, torna-se necessário construir formas que produzam avanços na transformação de uma consciência ecológica. A Educação Ambiental (EA) surge como proposta de construir uma mentalidade baseada em um novo paradigma emancipador voltado para o exercício da cidadania. Diante disto, discutiremos como a EA está inserida na educação formal investigando por um lado sua abordagem em três escolas públicas estaduais do município de Caruaru-PE através das concepções e práticas dos gestores e professores além de análise dos Projetos Políticos Pedagógicos - PPPs e do livro didático de química utilizado. Conscientes da importância do currículo escolar para a prática docente buscou-se analisar também, como a temática em questão é inserida na formação inicial de professores de química da UFPE/CAA. Os dados foram ancorados por entrevista semiestruturada gravada com docentes e gestores de ensino básico; questionário aberto aplicado a discentes do componente curricular de EA; e questionário por meio da escala Likert para discentes dos cursos de química. Os resultados apontam que os professores possuem duas concepções em relação à EA, a primeira está direcionada a naturalista/conservacionista e a segunda está restrita ao ensino de ciências. Para os discentes do curso de química, os resultados demonstram que possuem uma visão positiva quanto a EA, porém desconhecem a obrigatoriedade da temática no currículo escolar. Estes dados possibilitam-nos refletir sobre a qualidade dos manuais concernentes à Educação Ambiental, uma vez que a formação inicial, apesar de caminhar para uma EA inovadora, ainda persiste em uma perspectiva conservadora. Por fim, os resultados apresentados neste trabalho possibilitam-nos perceber uma realidade onde a EA promoverá o desenvolvimento de atitudes e habilidades necessárias à preservação e melhoria da qualidade de vida do planeta.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39384
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